Berne ou Bicheira (Miiase) : saiba a diferença dessas duas doenças e como tratar.

Que susto!!!

Polo e eu passamos por um sufoco chatinho ontem a noite. Para quem acompanha a gente, sabe que ele esta com uma dermatite pois o peludo é super alergico e no verão fica com umas feridinhas por coçar demais. Levo ele sempre no veterinário e tratamos com o devido cuidado. Chegando em casa do treino fui passar o remedio dele como de costume antes de descer pra passear e notei uns buracos profundos na ferida dele. Nunca tinha visto isso e quase entrei em panico, corri pro veterinário.

Lá ele me explicou que se tratava de uma Miiase,  doença produzida pela infestação de larvas de moscas na pele ou outros tecidos de cachorros e outros animais. É muito comum em animais que moram em casas ou fazendas. Como ele pegou isso? Passamos o final de semana em Buzios, fato que foi durante suas aventuras pelo mato tadinho..

Ai gente, vocês não sabem como foi horrivel tirar as larvas dele, não sei quem chorava mais, ele ou eu porque não conseguia me segurar com a carinha de coitadinho dele morrendo de dor.. =(

Segundo a veterinária eu dei sorte de ter visto enquanto as larvas ainda estavam pequenas (pequenas pra ela, porque pra mim eram gigantescas), ela disse que a mosca se aproveita de feridas e as larvas crescem muuuuito rápido, quanto mais tempo pior seria para o peludinho.

Depois do sofrimento ela passou os remédios nele, inclusive um spray que vou indicar a todos!! Chama-se Kuraderm Spray, ele atua como desinfetante e estimulador da cicatrização. É um poderoso bactericida, hemostático capilar, cicatrizante rápido de feridas traumáticas, abscessos abertos, úlceras, queimaduras, fraturas expostas, etc.

 

1797414_1422428348012771_102949384861041829_nSempre que seu peludo tiver alguma feridinha passa logo esse spray pra evitar qualquer problema.  Detalhe,  antigamente eu passava um remédio que deixava o polo (e a casa inteira) roxo, esse aí é Prata. Depois do susto demos uns petiscos pro “surfista prateado”, apelido que a galera da clínica deu pra ele kk  que ja ficou todo alegre de novo e  pronto pra outra!

 

 

 

 

Além da Miiase, mais conhecida como bicheira, existe também a Berne. Ambas são muito parecidas mas são duas doenças diferentes:

BERNE vs BICHEIRA

Ambas são larvas que parasitam os animais.
Têm o formato e o aspecto semelhante – embora a berne seja bem maior do que a larva da bicheira. As duas são transmitidas por moscas de coloração metálica – muitas vezes chamadas de varejeiras. E, para piorar, as duas larvas podem ser transmitidas para o ser humano.

Mas então é ou não é a mesma coisa? Como diferencia-las?
Vamos às diferenças básicas: a mosca da berne (Dermatobia hominis) é de uma espécie diferente da mosca da bicheira (Cochliomyia hominivorax).

Berne
No caso da berne, a mosca captura outros insetos (como moscas domésticas, por exemplo) e deposita seus ovos sobre elas, utilizando-as como “transporte”. Ela pode, ainda, depositar seus ovos sobre plantas. Os ovos, ao entrarem em contato com a pele íntegra, ali se aderem, até que as pequenas larvas eclodem, penetrando na pele. Então, as larvas começam a se alimentar de tecido vivo, mas sem penetrar na musculatura, ficando apenas sob a pele. E cada larva de berne fica em seu próprio espaço. Ou seja, em cada orifício existe apenas uma larva.

Bicheira (Miíase)
No caso da bicheira, a mosca deposita seus ovos diretamente sobre o hospedeiro, mas não na pele íntegra. Ela é atraída por feridas abertas, e só ali deposita seus ovos. Muitos ovos. As larvas eclodem e rapidamente se instalam na ferida, começando a se alimentar do tecido vivo, devorando pele, músculo, tendões, o que houver pela frente, até sobrar apenas osso. Não há limite para a penetração das larvas da miíase. Um animal ou pessoa que não se tratar pode morrer pela boca voraz das larvas.
Em cada orifício de penetração da bicheira (que muitas vezes não são simples orifícios, mas verdadeiros buracos) pode haver várias larvas.

O tratamento para as duas é similar, pois consiste na retirada das larvas e – principalmente no caso das bicheiras – no tratamento subseqüente das feridas que ficam no animal. Há, atualmente, medicamentos que auxiliam no tratamento, matando as larvas de dentro para fora, facilitando a retirada das mesmas e evitando que uma ou outra não seja visualizada, e permaneça devorando seu animal.
A retirada das larvas deve ser feita APENAS por médicos veterinários ou enfermeiros experientes. Isso porque, no caso da berne, a larva secreta uma substância que evita infecções. Mas, se na hora da retirada a larva se partir, não sair completamente, deixar pedaços dentro da pele, haverá uma infecção séria, e tratamento será muito mais difícil. No caso das bicheiras, além de ser um processo doloroso para o animal, muitas vezes há estruturas importantes sendo devoradas, como vasos calibrosos, feixes de músculos ou ligamentos. Se a pessoa não souber exatamente o que está fazendo, pode puxar por engano alguma dessas estruturas, e machucar gravemente o animal.

Como prevenir Berne e Bicheira? HIGIÊNE!
Como sabemos que as moscas são atraídas basicamente pela falta de higiene, a melhor forma de evitá-las, além da utilização de repelentes, é extremamente importante a higienização do ambiente em que os animais vivem, banhar os animais sempre que necessário, estar sempre atento a saúde geral e da pele do seu animalzinho, e sempre procurar a ajuda especialista de um Médico Veterinário.

No caso de suspeita de uma dessas doenças, leve seu amigo imediatamente a seu médico veterinário de confiança.

Não perca tempo, porque o tempo, nesse caso, é seu inimigo.

fontes:

DesVet

Dicas peludas

Veterinaria de bicho

Advertisements

6 thoughts on “Berne ou Bicheira (Miiase) : saiba a diferença dessas duas doenças e como tratar.

  1. Ciça, muito boa a dica do spray! Só que deveria citar que esse tipo de spray não é recomendado para gatos, pois é extremamente tóxico!
    Melhoras pro Polo! Beijos

    Like

  2. Pingback: Mãe de cachorro? | Ciça, Polo e Mika!

  3. Até que enfim alguém que entendi do assunto pois a maioria dos sites não sabem a diferença de um berne de uma mias. Meus parabéns.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s