O emocionante abraço de despedida

Em julho de 1960, com 26 anos de idade, Jane Goodall viajou da Inglaterra para o que hoje é a Tanzânia e corajosamente entrou no mundo pouco conhecido dos chimpanzés selvagens. Ela foi equipada com nada mais do que um caderno e um par de binóculos. Mas com uma paciência inabalável e otimismo característico, ganhou a confiança dessas criaturas inicialmente tímidas. Ela conseguiu abrir uma janela em suas vidas, às vezes estranhas e muitas vezes, familiar.

Image

Ao longo das décadas, o Centro de Pesquisas de Gombe, na Tanzânia, cresceu e em 1977 Jane fundou o Instituto Jane Goodall. Jane e seus colegas pesquisadores continuaram a observar o comportamento alimentar, ecologia e o desenvolvimento infantil dos chimpanzés, bem como outras espécies de primatas.

Image

O vídeo a seguir mostra um pouco da história da chimpanzé Wounda, um dos mais de 160 chimpanzés hóspedes do centro de reabilitação de chimpanzés mantido pelo Jane Goodall Institute.

Wounda (cujo nome significa “à beira da morte”) recebeu socorro e foi recuperada moribunda (foto) depois da morte da mãe pelas mãos de caçadores furtivos, mas encontrou um final feliz com a sua reintrodução em uma floresta protegida.

Image

 

Após cuidar da saúde do animal, a veterinária espanhola Rebeca Atencia acompanhou o retorno de Wounda para seu habitat. Para surpresa de todos, antes de ir embora, o chimpanzé abraçou a tratadora e Jane Goodall como forma de agradecimento e despedida. Assista o vídeo (e confira o caloroso abraço nos 3´ 10´´)

O vídeo que acabamos de conferir é só mais uma prova do que discutimos no último post (Você sabe o que é SENCIÊNCIA?), onde diversos cientistas comprovam a capacidade dos animais em sentir, seja dor, saudade, prazer e, por que não, a gratidão.

Para quem tem acesso ao Facebook, aqui vai um outro vídeo bem curtinho que mostra o afeto e a confiança entre um peixe e um homem muito gentil, veja:

https://www.facebook.com/photo.php?v=547333635381919&set=vb.386916161423668&type=2&theater

 

Saiba mais em:

terraselvagem.com

brasil247.com

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s