A Ferrari dos cães de guarda da polícia!Pastor Belga Malinois!

Passeando com meus peludos pela orla encontramos uma família com dois filhotinhos super espertos! Pareciam duas raposinhas, orelhas como as de um Pastor Alemão, a cor era um pouco diferente! Era mais homogenea! Mika ficou louca com os dois novos amigos e logo o momento “se conhecer” se transformou em uma gostosa brincadeira de pique pega com eles!
IMG_9368.JPG
Conversando com a família fiquei sabendo que raça eles eram, Pastor Belga de Malinois! Nunca vi nenhum aqui no rio, eles são pouco conhecidos popularmente, mas ja havia escutado falar da raça! Logo cheguei em casa e fui pesquizar mais sobre eles, vi que são considerados como a “Ferrari dos Cães de Guarda”…agora vou contar aqui pra vocês!

IMG_9369.JPG

origem

O Malinois é considerada a mais antiga das quatro variedades que constituem a família dos Cães Pastores Belga. Estas variedades diferenciam-se entre si essencialmente pela pelagem: o Groenendael possui pêlo comprido e de cor preta; o Laekenois possui pêlo de arame; o Malinois, pêlo macio e o Tervueren, pêlo comprido com vários tons.

No entanto, tal definição só foi estabelecida no final do séc.XIX, uma vez que, até então, não existia um conhecimento organizado das diferentes raças de cães pastores. Tal tarefa foi desenvolvida por alguns cinófilos que decidiram apurar as características e qualidades necessárias que estes cães deveriam ter para o auxiliarem o homem no pastoreio. Com a ajuda de Adolf Reul, director da Escola de Medicina Veterinária de Cureghem, identificaram-se três variedades distintas: pêlo comprido, pêlo curto e pêlo de arame.

Dotados com um forte carácter e notável capacidade de trabalho, estes cães de pêlo macio depressa conquistaram o interesse de muitos criadores belgas que o consideravam o cão pastor preferido.

Atualmente, apesar de serem reconhecidas as quatro variedades, não existe, ainda assim, uma classificação unânime: o Kennel Council nacional australiano e o Kennel Clube neozelandês consideram que elas são quatro raças distintas; por seu turno, o Kennel Clube canadiano, o Kennel Union da África do Sul e a Federation Cynologique Internationale reconhecem as quatros variedades dentro da mesma raça.

O malinois é uma raça que está sendo muito usada pela polícia de muitos países e crescentemente sendo usado pela polícia brasileira, em especial usados pela polícia federal na detecção de drogas, devido ao seu excelente faro. Eles são mais leves e mais velozes que o pastor alemão e tem um ataque excepcional.

temperamento
O Malinois é uma companhia afectuosa e leal, que se revela gentil e paciente com as crianças. É um cão instintivamente protector, sem que seja impulsivamente agressivo, daí que seja aconselhável que o seu dono acompanhe o seu crescimento e o insira na família, por forma a não desenvolver comportamentos inadequados à raça. Na verdade, este cão aprecia a companhia da família e, se for bem acolhido, tornar-se-á num animal de estimação doce.

Este é um cão obediente, dotado com grande capacidade de aprendizagem e inteligência, que precisa, no entanto, de uma educação sistemática e positiva. É igualmente um animal talhado para o trabalho, já que é determinado, corajoso e dotado com grande resistência à fadiga.

IMG_9371.JPG

cuidados
como cão rústico que é, o Pastor Belga Malinois não precisa de muitos cuidados em termos de tratamento do pêlo, bastando uma escovagem mensal com uma escova de cerdas naturais. Só na mudança de pêlo é que se torna necessário realizar escovagens mais freqüentes, de forma a retirar o pêlo morto que se encontra solto, o que permitirá que a pele respire mais facilmente e nasça mais rapidamente o novo pêlo.não necessita de tomar banhos freqüentes, pois uma das suas maravilhosas características é a ausência do odor característico a cão e. Os banhos em demasia só tornam o pêlo opaco e fraco, retirando a camada de subpêlo que tem o que lhe permite resistir com facilidade às diferenças de temperatura.

Não babam, o que os torna mais fáceis e melhor de interagir e treinar o que facilita o convívio e a higiene.

características da raça
Este é um cão de tamanho médio, cuja altura, nos machos, variam entre os 61 e os 66 cm e, nas fêmeas, entre os 56 e os 61 cm. O seu peso pode atingir os 28Kg.

A pelagem do Malinois é muito curta na cabeça, exterior das orelhas e parte inferior dos membros e um pouco maior no resto do corpo. As suas cores variam entre o vermelho, gamo e cinzento.

A sua cabeça é bem cinzelada, transportada elevada e ligeiramente longa. Os olhos inseridos obliquamente, são de tamanho médio e de cor castanha e as orelhas triangulares são portadas empinadas quando o cão está em alerta.

O restante corpo é harmoniosamente bem proporcionado. O peito é profundo e um pouco largo, o pescoço é ligeiramente alongado e bem musculado. O dorso e o lombo são firmes e curtos e os membros são musculosos e bem desenvolvidos. A cauda, de comprimento médio, encontra-se normalmente pendente quando em repouso.

IMG_9370.JPG

Fontes:
canil boiadeiro
arca de noe.pt

Foto retirada do Google

Advertisements

One thought on “A Ferrari dos cães de guarda da polícia!Pastor Belga Malinois!

  1. Pingback: Cãopanheiro visita o BAC/Batalhão de Ações com Cães | Ciça, Polo e Mika!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s